segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Você desconta suas emoções na comida? Noiva, cuidado!


Quando o namoro terminou, a advogada Ana Cristina devorou uma caixa de bombons em poucos segundos. O mesmo aconteceu com a executiva Maria Tereza depois de perder um contrato de milhões de reais. Esses ataques são comuns e costumam ter origens na infância. "Se toda vez que o bebê reclama os pais oferecem a mamadeira ou o peito sem deixá-lo chorar ou investigar o que está acontecendo, ele vai associar comida a afeto, aconchego ou refúgio", afirma a psicóloga Andreia Calçada, do Rio de Janeiro.
Segundo ela, o correto seria tornar o momento da alimentação prazeroso, mas não a única situação de atenção da mãe com a criança. "O 'alimento emocional' deve estar presente na hora da brincadeira, dos estudos e até ao colocar limites." Ao longo da vida adulta, essas conexões continuam presentes. Quando comemoramos o aniversário, o casamento, a promoção ou compensamos alguma perda... comemos e bebemos. "É saudável ter uma válvula de escape, como fazer compras, malhar ou comer excessivamente um dia ou outro. O problema é quando essa necessidade de compensação se torna a única saída para lidar com a frustração", diz a psicóloga Laura Cavalcanti, do Rio de Janeiro.
Para ficar ligada
Você deve estar pensando: por que eu não me acabo na bicicleta ergométrica ou estouro o limite do cartão de crédito em vez de me empanturrar de chocolate? A resposta é simples: nunca foi tão fácil encontrar tanta variedade de guloseimas. Não bastasse isso, a gordura, o sal e o açúcar alteram algumas funções cerebrais, gerando satisfação imediata. É como se eles dissessem para o cérebro: "Chegou algo que dá prazer e você quer mais" ou "Você não tem namorado, mas tem chocolate, que também dá prazer". São comportamentos compulsivos e inconscientes. "Se fosse consciente, você saberia que o doce é para ser saboreado, e não para aliviar sofrimentos", observa Laura Cavalcanti. "Vale lembrar que, se por um lado o ato de comer não exige esforço, a não ser da mandíbula, por outro lado fazer ginástica requer tempo e disposição, que estão cada vez mais escassos", diz a psicóloga Larissa Campagnone, do Spa Med Sorocaba Camp, em Sorocaba (SP).
Você não tem de ser vidente para saber que, depois de todo ataque à geladeira, vem uma onda de culpa. Isso acontece porque extrapolou nas calorias e não resolveu o problema e porque é exigente demais consigo mesma. "Para que esses episódios fiquem menos frequentes, é preciso, primeiro, perceber que a vida e o ser humano estão sujeitos a oscilações o tempo todo e, segundo, aprender a ser generosa para se desculpar das escorregadas", ensina Laura. Se esses ataques à comida forem incontroláveis, procure um profissional ou grupos de ajuda.
Da teoria à prática
Se você chegou à conclusão de que, em algum momento da sua vida, a comida ganhou conotação de refúgio, não vai adiantar nada jogar a culpa no passado. No entanto, é bem provável que terá mais dificuldade para emagrecer do que outra pessoa que manteve a comida no seu devido lugar. "Para isso, toda vez, antes de comer, pense se aquilo é realmente necessário para manter o organismo saudável ou se é uma válvula de escape. É importante transformar a refeição num ritual, e não num processo automático. Ou seja, sente num lugar tranquilo, mastigue e saboreie os alimentos", ensina a psicóloga Natasha Versolato, também do Spa Med Sorocaba Camp.
Vale a pena ainda registrar num diário tudo o que consumiu ao longo do dia e quais foram os estímulos para isso - os especialistas afirmam que esse monitoramento faz a pessoa ingerir até 20% menos do que comeria se não anotasse. "Também aconselho minhas pacientes a identificar os primeiros sinais que as fazem pensar em atacar a sobremesa e ter em mãos uma estratégia de enfrentamento. Geralmente, são coisas prazerosas e incompatíveis com comida, como bordar, desenhar, dançar", afirma o psicólogo e psicoterapeuta Marco Antonio De Tommaso, de São Paulo. Outra estratégia é aprender a ver a comida como um alimento - não como uma vilã cheia de calorias, proteína, gordura ou açúcar.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ginástica para emagrecer antes do casamento




Sem dúvida, a dieta é a grande responsável pela perda de peso. Ela responde por quase 60% da empreitada, segundo o personal trainer André de Andrade, da Bodytech, em São Paulo. Mas, para fazer a diferença, você precisa trabalhar os outros 40% também - e é aí que entra a atividade física. Portanto, pegue firme em uma rotina de exercícios aeróbicos, seis vezes por semana (no sétimo dia, que tal se exercitar namorando o noivo?), com a mesma disposição com que visita tantos fornecedores diferentes.
Se você não faz o tipo esportista, o parágrafo acima pode provocar um susto. No entanto, a ideia não é transformar noivas estressadas em atletas de elite. "Durante a semana, tente praticar uma atividade aeróbica de baixa intensidade por 40 a 60 minutos, no máximo", aconselha o instrutor. Em uma hora de caminhada em ritmo moderado, por exemplo, você queima quase 300 calorias. Se preferir correr, o gasto chega a 700 calorias.
Escolha um exercício de acordo com o seu condicionamento físico, como caminhada, bicicleta, trote leve, corrida ou natação. Importante: controle para que o batimento cardíaco não exceda 75% da frequência máxima (a máxima é 220 menos sua idade), pois a queima de gordura acontece neste nível. Fazer loucuras, como pedalar intensamente durante duas horas, não acelera o emagrecimento. Nesse cenário, o organismo acaba consumindo massa muscular no lugar dos indesejados pneus.
Mais: busque fazer uma atividade gostosa, que seja um momento de prazer no seu dia, assim manter o ânimo fica bem mais fácil. Outra dica importante é não ficar escrava de uma academia ou de um espaço longe de casa. Os especialistas são unânimes em afirmar que as pessoas aderem muito mais a um programa de fitness quando ele é realizado perto de casa, no prédio ou no clube do bairro. Em outras palavras, se você precisar encarar 40 minutos de trânsito para chegar a um parque ou depender do carro do noivo no fim do dia, por exemplo, as chances de você desistir são bem grandes.
Vale lembrar que é fundamental ingerir algum carboidrato antes do exercício. "Pode ser uma banana com uma colher de sopa de aveia ou duas torradas com requeijão, ou pão integral com queijo branco", sugere a nutróloga Luciana Carneiro. Após a atividade, reponha os carboidratos, mas consuma um pouco de proteínas também. Por exemplo: suco de frutas, iogurte light e uma fatia de pão integral.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O desafio de encarar a vida a dois


Outro dia fui almoçar com um casal que se ama muito e já mora junto. Num determinado momento, surgiu o assunto do casamento. Claro, se eles estão tão bem, tão felizes, por que não se curvar ao que as famílias mais querem? E começou-se a falar da festa.
Ela disse que pensava em um almoço - pequeno, para não mais de umas 50 pessoas. "Cinquenta?", perguntou ele, já apavorado, e continuou: "Nem vão caber na casa". Ela então declarou que sua lista era pequena: o pai, a mãe, o irmão e apenas seis amigas. Detalhe: a mãe com o novo marido, o pai com a nova mulher, as seis amigas e o irmão com os/a respectivos/a. Aí, ele começou a fazer a lista dele: a mãe, a irmã com o namorado, os três filhos do primeiro casamento dessa irmã com as esposas e mais cinco crianças. Isso sem falar dos amigos pessoais, não mais que seis, e de dois colegas de trabalho acompanhados, mais quatro.
A noiva começou a não gostar. Criança pequena é muito cansativo, todo mundo tem que dizer o tempo inteiro "que gracinha", e elas viram a atração principal da festa. Não, neste casamento, sem crianças. Foi quando o noivo lembrou que os próprios filhos, de um casamento anterior, iriam levar as namoradas, claro. Mas, se eles trocavam o tempo todo, por que razão elas tinham que ir também? Ele não abriu mão, ela também não, e pelas 6 da tarde, quando eu saí, tinham quase mudado de ideia, achando que não era preciso casamento nenhum. Não tive coragem de telefonar na semana seguinte para saber se continuavam juntos.
Eles se conheceram numa viagem. Em um restaurante de Madri sentaram em mesas vizinhas; ele ouviu quando ela fez o pedido e perguntou: "Brasileira?", e daí foi surgindo o amor. Os dois tinham uma certa experiência e sabiam o que evitar para que aquela vez desse certo, e foi dando. Quando voltaram para o Brasil, não anunciaram ao mundo que haviam se encontrado, que estavam felizes. Por superstição, talvez, durante um bom tempo, pouco saíam de casa, não se reuniam com amigos. Mas um dia o telefone tocou, ela atendeu, era alguém da família dele, as coisas foram acontecendo e aí não teve jeito: viraram um casal.
É bom formar um casal. Bom, mas tudo tem seu preço. Adeus, sábados e domingos da cama para o sofá, do sofá para a cama, pedindo um sushi de madrugada; adeus às noites vendo muitos filmes antigos sem atender o telefone, viva o bina, para filtrar os chamados. Adeus ao amor adolescente, tão leve, tão inconsequente, tão sem deveres, tão sem responsabilidade.
Outro dia tomei coragem, telefonei e perguntei. Ela disse que tinham decidido casar no cartório, só os dois; de lá iriam direto para o aeroporto pegar um avião para algum lugar. Acrescentou que sempre soube que aquele tipo de amor, de namorados que moram juntos mas nunca colocam a aliança, não podia durar eternamente, que tudo tem um fim, a vida nos obriga a virar adultos, os dois tinham amadurecido - afinal, não eram mais crianças. E ela estava pronta para o novo capítulo de sua vida, de mulher casada. Depois de nos despedirmos, ela disse que sempre soube que crescer é doloroso, mas nunca pensou que fosse tanto.
* Danuza Leão é cronista, autora de vários livros, entre os quais Quase Tudo e Fazendo as Malas (ambos Cia. das Letras)

Fonte:http://claudia.abril.com.br

Músicas para a cerimônia


Algumas dicas de música para a cerimônia de casamento:


Entrada dos Padrinhos

Joe Cocker: With A Little Help From My Friends What would you do if I sang out of tune Would you stand up and walk out on me Lend me your ears and ... John Lennon: Stand By Me When the night has come And the land is dark And the moon is the only light we'll see No I won't... The Rembrandts: I'll Be There For You So no one told your life was gonna be this way Your job's a joke You're broke Your love life's...
 

Entrada da Noiva (a noiva dedica para o noivo)

Adele: Lovesong Whenever I'm alone with you You make me feel like I am home again Whenever I'm alone with you You... Alanis Morissette: That I Would Be Good That I would be good Even if I did nothing That I would be good Even if I got the thumbs down ... Beyoncé: Halo Remember those walls I built Well baby they're tumbling down And they didn't even put up a fight... Chantal Kreviazuk: Feels Like Home Something in your eyes makes me want to lose myself Makes me want to lose myself in your arms... Colbie Caillat: I Do It's always been about me myself and I I thought relationships were nothing but a waste of time I... Jessie J: L.O.V.E. Ok, maybe this is the day that I have to write a song about love It's about time L.O. L.O. L.O.... Katy Perry: Teenage Dream You think I'm pretty without any makeup on You think I'm funny when I tell the punchline wrong I... Miley Cyrus: When I Look At You Everybody needs inspiration Everybody needs a song A beautiful melody When the night's so long ... Paramore: The Only Exception When I was younger I saw my daddy cry And curse at the wind He broke his own heart And I... Shania Twain: From This Moment on From this moment life has begun From this moment you are the one Right beside you is where I... Taylor Swift: Enchanted There I was again tonight forcing laughter, faking smiles Same old tired, lonely place Walls of...
 

Entrada de Daminhas e Pajens

Beirut: A Sunday Smile All I want is the best for our lives my dear, and you know my wishes are sincere. What's to say... Feist: Mushaboom Helping the kids out of their coats But wait the babies haven't been born Unpacking the bags... Jack Johnson: We're Going To Be Friends Fall is here, hear the yell Back to school, ring the bell Brand new shoes, walking blues Climb... Matt Costa: Sunshine Sunshine I'd really like to tell you Oh my sunshine Even though your skies are blue You're...Owl City: Fireflies You would not believe your eyes If ten-million fireflies Lit up the world As I fell asleep ...
 

Entrada da Noivo (o noivo dedica para a noiva)

Bon Jovi: Thank You For Loving Me It´s hard for me to say the things I want to say sometimes There´s no one here but you and me ... Bruno Mars: Just The Way You Are Oh her eyes, her eyes Make the stars look like they're not shining Her hair, her hair Falls... Eddie Vedder: Hard Sun When I walk beside her I am the better man When I look to leave her I always stagger back again ... Jack Johnson: Angel I've got an angel She doesn't wear any wings She wears a heart that could melt my own She wears... James Blunt: You're Beautiful My life is brilliant. My life is brilliant My love is pure. I saw an angel. Of that I'm sure. ... James Morrison: You Give Me Something You want to stay with me in the morning But you only hold me when I sleep, I was meant to tread ... Jason Mraz: I'm Yours Well you done done me and you bet I felt it I tried to be chill but you're so hot that I melted I... Lifehouse: You And Me What day is it and in what month This clock never seemed so alive I can't keep up And I can't... Matt Wertz: I Just Realized Slipping out the window Lazy cotton breeze Sitting on the front porch You right next to me ... Plain White T's: 1,2,3,4 1, 2, 1, 2, 3, 4 Give me more love than I've ever had, Make it all better when I'm feeling sad, ... Train: Marry Me Forever can never be long enough for me Feel like I've had long enough with you Forget the world...
 

Benção das Alianças

Beyoncé: Ave Maria She was lost In so many different ways Out in the darkness with no guide I know the cost of a... Celine Dion: A New Day Has Come A new day has come A new day has... come I was waiting for so long For a miracle to come ...
 

Cumprimentos

Foo Fighters: Times Like These I, I'm a one way motorway I'm a road that drives away And follows you back home I, I am a... Green Day: Good Riddance (Time Of Your Life) "Another turning point; A fork stuck in the road. Time grabs you by the wrist; Directs you where to ... Michael Franti & Spearhead: I'll Be Waiting The best things in life aren't things They're living And breathing The best things in life aren't... Nickelback: Photograph Look at this photograph Everytime I do it makes me laugh How did our eyes get so red And what ... The Beatles: In My Life There are places I remember All my life though some have changed Some forever not for better ...
 

Saída dos Noivos

Boys Like Girls: Two Is Better Than One (feat. Taylor Swift) I remember what you wore on the first day You came into my life And I thought i would know Is... Hope: Love Love Love (feat. Jason Mraz) Love, love, love, love, love Giving me love, love, love More than I ever need Love, you're so... Huey Lewis & Gwyneth Paltrow: Cruisin' Baby let's cruise, away from here Don't be confused, the way is clear And if you want it you got... Jason Mraz: Lucky (feat Colbie Caillat) Do you hear me I'm talking to you Across the water Across the deep blue ocean Under the... We, The Kings: We'll Be A Dream Do you remember the nights We'd stayed up just laughing Smiling for hours At anything? ...
 

Chegada dos noivos na festa

Alex Gaudino: I'm In Love I'm in love, I'm in love, I'm in love, I'm in love, I'm in love, I'm in love, I wanna do it, I'm... Bob Sinclar: Rainbow Of Love (feat. Ben Onono) Your clear eye Is the most beautiful thing Like sunrise Over the sea And when you smile with... Kylie Minogue: All The Lovers Dance It's all I wanna do So won't you Dance I'm standing here with you Why won't you move ... OneRepublic: Good Life [Verse 1] Woke up in London yesterday Found myself in the city near Piccadilly Don't really know... Ricky Martin: The Best Thing About Me Is You Da da did did... did da da da Da da did did... did da da da Da da did did... did da da da I'm... Simple Plan: Can't Keep My Hands Off You (feat. Rivers Cuomo) Oh oh oh let's go My Fender strat sits all alone Collecting dust in the corner I haven't called any ...