quarta-feira, 22 de junho de 2011

Regras de etiqueta para o seu convite de casamento.

1. Entregue SEMPRE o convite pessoalmente e em mãos. Quer coisa mais grosseira que mandar a mãe ou a irmã ir de casa em casa entregar, enviar pelo correio ou até mesmo enviar uma cópia digital por e-mail?! (Sim, Dudu já recebeu um por e-mail em massa e aqui em casa já recebemos vários pelo correio ou mesmo entregues pela mãe da noiva!).

Desde que o mundo é mundo a tradição é essa: a noiva e o noivo vão de casa em casa pessoalmente entregar os convites…

Pergunta pra sua mãe ou pra sua tia Cleide! Elas vão confirmar! Já disse: Casamento é algo tradicional e conservador em que você irá chamar algumas pessoas que apreciam o tradicional e que são conservadoras. Logo, faça um esforço, confeccione os convites com uma antecedência maior, mas não deixe de ir a todas as casas.

Por um acaso é a sua mãe que ta casando? Não, né?!Então entregue você mesma!
Ah, tá sem tempo?! Você gostaria se ninguém comparecesse ao seu casamento e como desculpa reclamasse de falta de tempo?! Isso te magoaria… Então pense que a sua ausência na entrega dos convites também pode magoar o convidado…
Ah, já sei, a pessoa mora em outra cidade?!

Tire um final de semana e vá visitá-la! Ela, teoricamente virá ao seu casamento, não é?!
Então, a distância que ela irá percorrer para sair lá da cidade dela é a mesma que você percorrerá para entregar o convite em mãos.

Você gostaria que ela reclamasse da distância? Pois então… Não reclame e nem faça corpo mole!
Entregue todos os convites pessoalmente e exija que seu noivo faça o mesmo da parte dele.
Não achou a pessoa? Ela não estava em casa ou ninguém atendeu a campainha? Volte outra hora ou ligue perguntando que hora pode ir entregar o seu convite… Nem pense na possibilidade de deixar na caixinha do correio ou com o porteiro! Você foi entregar o seu convite de casamento ou a conta de energia?! Então entregue direito, senão o seu lindo convite vai ter o mesmo tratamento de uma correspondência qualquer, ok?!

Nem pense no (neste caso) maldito e-mail! Já que você quer ser tão tecnológica assim, por que não casa via MSN ou via Skype?!

Achou absurda a minha idéia?! Absurdo é você convidar alguém por e-mail… Cuidado para não receber os parabéns pelo casamento também por e-mail e ao invés do presente, um link pra você clicar na imagem do presente “virtual”…
Ah, mas a empresa que está fazendo seu convite dá esta possibilidade de convite virtual… Muito mal educada a empresa, sabia?! Você gosta de receber cartão de natal virtual? Aqueles em que você sabe que o texto é sempre o mesmo (e está armazenado no bloco de notas) e que a pessoa copiou e colou só mudando o nome e o e-mail? Ninguém gosta… Então, você acha que alguém vai gostar de receber um convite por e-mail?!

2. Ao escrever (ou mandar escrever) o nome do convidado no convite (o famoso “fulano e família”), pelo amor que você tem na sua querida mãezinha: escreva corretamente o nome da pessoa!

O Dudu (meu grande filósofo) sempre diz algo que é certo: você nota o nível de intimidade que uma pessoa tem com você quando ela te envia um convite. E é verdade.
Veja o meu caso: meu pai se chama Luiz (e não Luís ou Luis). São pouquíssimas as pessoas que colocam o nome dele corretamente nos convites o que já mostra um certo descaso da parte de quem enviou e nem se preocupou com a grafia correta.

Vou dar um exemplo, se você se chama, sei lá… Daniella. Você gosta quando alguém te chama de Daniele? (ou escreve seu nome assim?!). E as Elianes que ficam iradas quando viram “Elianas” (e vice-versa) e as que têm “th” no nome e vêem seu “th” sumir? E os sobrenomes?! “Souza” que vira “Sousa”, “Mello” que vira “Melo”, (e vice-versa) e os mais incomuns, de origem européia e árabe que sempre geram enganos, além dos nomes estrangeiros ou daqueles mais exóticos…

Pois é, meu bem… O fato é que ninguém gosta de ter seu nome escrito errado. Isso sempre gera constrangimentos que devem ser evitados. Faça uma pesquisinha sobre o nome de seus convidados e evite “saias justas”.

3. É sempre recomendado que, ao convidar uma família, o convite venha com o nome do pai. (Por exemplo: numa família que tem um pai, uma mãe 2 irmãos, um já casado, se você quer convidar aquele povo todo, em tese colocaria o convite no nome do pai daquela família, certo?!)

Pois é, eu aprendi assim… Ocorre que os tempos são outros então a dica é: sonde a família que você vai convidar! É, meu bem… Pra evitar saia-justa!

Já vi gente colocando nome de pai que já tava separado há séculos e nem participava mais daquela família, já vi gente (da família do pai) mandando convite no nome dele pra EX-família dele (porque não sabiam da separação)… Gafe!

Imagina que chato: você separada, já casada com outro, recebendo um convite de alguém da família do seu ex-marido no nome dele?! Desagradável, não?! Evite isso!

4. Convite individual: seja educada!
Eu tenho uma birra de convite individual que vocês não têm noção!
O casamento da Juliana Paes ter isso, ok… O casamento da filha do prefeito ter isso, ok! O casamento da filha de algum milionário em que terão vários penetras, ok também!
Mas uma pobretona “zé-ninguém” ficar fazendo convitinho individual, desculpa a franqueza, é muuuuito brega!

Ao invés de soar “VIP”, soa “pobreza”, soa: “eu não tive grana pra fazer um festão, então vou restringir o número de convidados”…

Não queira bancar a “VIP” dando 3 convites individuais para uma família que tem 8 que te conhecem e que iriam ao seu casamento, meu bem… Se fizer isso, ao invés de 3, não vai é ninguem!
Se você resolveu gastar grana com festa, BANQUE!

Não fique fazendo economia nos convites individuais porque a sua tia Cleide vai reparar e te chamar de pão-dura!

E darei toda a razão a ela! Sabe por quê? Eu acho o fim da picada gente que regula a quantidade de convites e quando se chega a tal “festa tão VIP” é algo beeeem simples e que nem precisava de tanto controle assim!

Assim sendo, quer fazer os malditos convites individuais? Faça!
Mas considere todas as possíveis pessoas que iriam à festa, incluindo: namorados, noivos, companheiros, damas de companhia, babás, etc. Sim, sim! A festa não é pros seus convidados?! Pois então, eles deve se sentir BEM! E muitos não se sentirão se não puder levar os citados acima e por isso nem irão! Antes a festa mais cheia, do que vazia demais!

Fui a umcasamento em que a infeliz nem considerou sequer o múmero de membros da minha família (deu 4 convites sendo que somos 5, sem contar o Dudu, que aí seriam 6!). Pois é, fomos… Chegamos lá, FESTA VAZIA! Foram basicamente apenas os parentes… Reflexo disso! Certamente!

http://ahquandocasarpassa.wordpress.com/2009/02/03/etiqueta-para-casamento-o-convite/

Nenhum comentário:

Postar um comentário