quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Consultoras explicam como não cometer gafes na festa da empresa

Festas de fim de ano das empresas. Comida e bebida à vontade. Chefes nas mesas. Todo mundo feliz. É época de comemoração.
A gente sabe que é difícil, mas não adianta. Festa que tem chefe por perto exige um bom comportamento. Isto é bastante complicado, mas pra não fazer feio o importante é ficar ligado em algumas dicas.
“É festa de empresa. Não está na casa do cunhado, na festa de amigo”, diz Glória Kalil, consultora de moda.
“A virtude está no equilíbrio”, complementa Célia Leão, consultora de etiqueta empresarial. “Tudo o que a empresa está oferecendo na festa é politicamente correto de ser aceito, complicado é passar dos limites”.
Levar acompanhante à festa só se a empresa permitir e cuidado. “A responsabilidade sobre esse acompanhante é sua”, explica Célia Leão.
É melhor entrar na festa e não ser notado ou chamar a atenção? Nem uma coisa, nem outra. Aproveite a confraternização para se apresentar aos seus chefes. Se tiver que falar do trabalho, fale dos bons resultados da empresa. Não exagere nos elogios, não faça reclamações e nem críticas. Lembre-se: é tempo de festa.
“Festa de fim de ano, jantar de fim de ano, balada de fim de ano. Se é de empresa, é local de trabalho. Você vai continuar sendo observado e julgado pelo seu comportamento como se você estivesse na empresa”, alerta Glória Kalil.
Homens: roupas rasgadas, short, camisetas regata? Nem pensar! Tênis e chinelo? Nem em churrasco. Troque por sapatênis ou mocassim. E atenção mulheres com os decote e as saias curtas. “Salto muito alto, cabelão. Continua sendo um horário de trabalho”, comenta a consultora de moda. O mesmo vale para quem vai acompanhar o marido ou o namorado: “Ela está fazendo uma visita a empresa. Ela tem que se colocar absolutamente no mesmo tom.”
Se é festa, paquerar e dançar faz parte, certo? Veja o que diz a Célia: “Claro que pode dançar, agora, eu não coreografaria um funk, eu não dançaria uma dança do ventre. As pessoas vão lembrar do seu molejo por todo o ano seguinte e a culpa é sua”, avisa a consultora de etiqueta.
Saiba mais
A consultora de etiqueta empresarial Célia Leão deu mais algumas dicas para os internautas.
Bebida
Se ela está sendo servida, a empresa não vai te julgar. O que não pode é passar do limite. Se você tem pouca resistência ao álcool, o melhor é não beber. Bebida é o tipo de coisa que a gente oferece, mas não insiste nunca.
Roupa
O local da festa vai dizer com que roupa você vai. Um churrasco, na beira da piscina, não terá problema ir de bermuda. Você não vai assim em um salão ou uma casa noturna. Uma camiseta gostosa de algodão te deixa mais inteiro do que essa coisa de tirar a camisa e mostrar a tatuagem. As mulheres costumam exagerar mais. Para os homens, é como se fosse para uma balada mais arrumadinho. As mulheres não precisam ir de terninho, nem nada muito formal, mas também não é uma produção de balada. Nada de decotes muito profundos. Não passe do limite da sensualidade.
Relacionamentos afetivos
Primeiro veja qual é a política da empresa quanto a relacionamentos afetivos. Antes dele se consolidar, pense que ele pode ou não dar certo. Será que se ele não der certo você vai conseguir conviver com a pessoa numa boa, de maneira produtiva? A empresa não tem nada a ver com seus problemas pessoais. Quanto aos outros colegas, não se isole. Tem hora para tudo. Na hora de trabalho, socialize com a sua turma, não fique com o namorado. Recomendo que mantenha a relação discreta.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Com que roupa eu vou?

Se você deseja continuar na empresa no próximo ano, tome cuidado com algumas situações:

1)Quando o convite for feito, lembre-se de agradecer! 

2)Normalmente as mulheres já começam a pensar em algo mirabolante para vestir, os homens acabam vendo a roupa no dia da festa mesmo, porém há exceções, sempre. Enfim, é interessante pensar em alguma roupa antes do dia sim, para evitar atrasos, ou preocupações de última hora. 

MULHERES: A roupa vai depender sempre de onde essa festa ocorrerá. Caso seja um jantar informal (o que acontece na maioria das vezes), procure um vestidinho com algum tipo de brilho discreto, paetês são interessantes; se você adora sua calça jeans, pois bem, procure uma mais sequinha para combinar com uma blusinha de cor lisa com algum tipo de brilho, ou estampa discreta ou o contrário, uma calça com alguns detalhes diferenciados e uma blusinha mais “sequinha”, tudo obviamente, sem grandes exageros. Nesse momento um calçado confortável e bonito complementa qualquer look. 
Caso a festa seja mais formal (o que já é mais difícil de acontecer) é possível que já deixem claro o traje também; para mulheres o que não falha é um vestidinho preto, tubinho ou até arriscar um com decote coração, que está na última moda! 
Mas se a sua festa de confraternização é do tipo “churrasquinho com os amigos” a regra é sentir-se totalmente confortável. Mas não confunda confortável com um micro shorts ou uma micro saia e aquela blusinha curtíssima. Não se esqueça que apesar de ser uma comemoração com o pessoal da empresa, o bom gosto sempre vai imperar, portanto, uma bermudinha acima doS joelhos bem justinha e uma batinha bem fresquinha ficaria muito bem. Nos pé, uma sandália com um saltinhochanel ficaria ótimo!
Não tente criar um novo estilo bem no dia da festinha, apesar das dicas, você deve se vestir, olhar no espelho e enxergar você mesma, com tudo no lugar. Se você olhar e achar q talvez algo tenha ficado esquisito, troque, porque possivelmente seu sexto sentido está te alertando ;)

HOMENS: Os homens são práticos, portanto vamos ser práticos aqui também:
Para ocasiões informais: nada melhor do que uma camisa social (manga curta ou até mesmo a manga 3/ 4, tipo camisete), uma calça jeans mais sequinha também, sem tantos detalhes e um sapatênis. Pronto ! Você estará apresentável!
Para ocasiões formais: como no caso das mulheres, normalmente o traja já é pré definido, mas caso você não saiba o que vestir, pode optar pelas calças sociais, camisas manga curta, ou manga longa se for necessário algum blazer; daí, lembre-se dos sapatos sociais.
Para ocasiões do “churrasquinho com amigos”: uma bermuda em denim (na altura dos joelhos), sandálias moderninhas e uma camiseta fresquinha seria uma boa opção.

3)Depois de definir a roupa, lembre-se que no dia é melhor você não se juntar com os amigos para comentar a roupa dos demais.


4)Cuidado com o que você fala! Ainda mais em um lugar onde temos amigos e colegas de trabalho, muitas pessoas podem ouvir o que você diz, e entender de outra maneira, por isso, evite comentários sobre a empresa em si, os patrões, as dificuldades que encontraram durante o ano e similares.


5)Seja educado, converse, cumprimente, afinal, nunca se sabe quando chances de subir de cargo ou melhorar no serviço podem aparecer. 

6)Cuidado com palavrões, isso realmente pode acabar com qualquer visual ou idéia sobre a sua pessoa!

7)Danças sensuais também não pegam bem!

8)Beba moderadamente para não correr o risco de vexames!

9)Caso possa levar alguma acompanhante, leve quem saiba se comportar.

10)E por último, Aproveite!!! Pode parecer que todas essas dicas sejam difíceis de lembrar, mas no momento em que você estiver aproveitando a festa tenho certeza de que lembrará e conseguirá curtir tudo na elegância!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conheça os sete verbos que você precisa praticar para ter uma relação feliz

O que faz o relacionamento do casal dar certo
7 atitudes que fazem o relacionamento do casal dar certo(Foto: thinkstock)
Há um novo modo masculino de pensar a vida a dois que pode surpreender as mulheres. Silenciosamente, o sexo oposto tem passado por uma transformação social e também pessoal. E isso faz toda a diferença quando o assunto é namoro ou casamento. "O homem está buscando mais intimidade consigo mesmo. Esse processo inclui intensificar o papel de pai e valorizar outras esferas da vida. O aspecto profissional não é mais o único foco importante", esclarece o psicanalista Sócrates Nolasco, autor dos livros O Mito da Masculinidade e A Desconstrução do Masculino (ambos da Editora Rocco). Esse contexto favorece um bom encontro com as mulheres. Mas, para viver um amor adulto, ambos enfrentam desafios. "O casamento convoca os casais a gerenciar as frustrações e expectativas em relação à vida a dois. É um exercício para um vínculo maduro", diz o psicanalista.
Se os homens estão numa frequência nova, é hora de você se atualizar também. Confira os sete verbos que você precisa praticar, na versão deles, para garantir uma relação feliz. E não é simplesmente teoria. Cada verbo foi definido com base nas experiências com a mulher amada.
1. Rir
Bom humor é o requisito básico no comportamento das parceiras. "Um olhar com mais leveza e graça no dia a dia muda tudo para melhor. Mesmo no meio da turbulência ou até de uma discussão, uma frase engraçada ou um comentário irônico do bem ajudam a baixar a pressão e a pensar: 'Será que isso é tão sério assim? Não dá para seguir em frente mesmo nessa situação?' Minha mulher é a minha companheira na vida - e todo mundo sabe que alguém mal-humorado estraga qualquer viagem. Esse é o ponto" , diz o fotógrafo Adi, casado há 11 anos com Fabiana.
2. Respeitar
Sem respeito, nada funciona. E há dois aspectos nos quais eles se sentem desrespeitados: a dificuldade em ter um tempinho para programas masculinos e, quando conseguem, o controle das parceiras. As que mostram jogo de cintura ganham mil pontos. "Minha mulher é especial. Gosto de tomar uma cerveja, jogar bilhar, organizar um churrasco no fim de semana. E, quando eu volto, não tem cara feia. Construímos essa confiança e eu a valorizo muito por isso", diz o contador Carlos, 50 anos, casado há 25 anos com Marlene. Ele é porta-voz da opinião generalizada de que o grude atrapalha. Quanto mais espaço, melhor.
3. Desejar
Surpresinhas eróticas e shows sensuais em plena quarta-feira à noite? Não é nada disso que eles realmente valorizam. Reconhecem a importância do sexo nas relações duradouras, mas, em contraste com a ala feminina, têm uma visão menos fantasiosa e mais realista do assunto. "As pequenas coisas que ela faz é que podem me seduzir - o jeito como ela fala com o nosso filho, a maneira como conduz uma situação. Eu observo, gosto daquilo e passo a desejá-la", diz Rodrigo, 33 anos, publicitário, casado com Mônica. Fica o toque para nós: nem sempre é uma atitude explicitamente sensual que desperta a libido deles. "O desafio, hoje, não é desfrutar de liberdade sexual, e sim manter a intimidade e a cumplicidade no cotidiano para que, quando estiverem juntos, o sexo seja bom", confirma Nolasco.
4. Dividir
Compartilhar tarefas e responsabilidades - financeiras, profissionais, com filhos, casa etc. - passou a ser "cláusula contratual". No entanto, eles acham que isso deve ser feito sem rigidez nem papéis preestabelecidos. Por exemplo, na casa de Carlos, ele sempre ficou com as crianças nos fins de semana para que a esposa, pediatra, cumprisse o plantão. Rodrigo, muitas vezes, vai a um evento na escola do filho enquanto Mônica participa da reunião de condomínio. O cabeleireiro Ricardo, 32 anos, casado com Andréa, toca a rotina noturna com as crianças: dá jantar, banho e faz dormir. Assim, a mulher ganha um tempinho para ir à academia. Já na casa de Glauco, 36 anos, analista financeiro, casado com Fabiana, cabe a ela cuidar dos assuntos burocráticos, e a ele pilotar a cozinha.
5. Superar
O casal consegue superar problemas quando um acolhe o outro em momentos de fragilidade, acreditam os homens. E aí a relação se fortifica. "Depois de três anos de namoro, passei por um baque profissional, meu rendimento despencou. Foi a Fabiana que me levantou moralmente, que me encorajou. Quando vi que ela estava disposta a passar por dificuldades comigo, tive certeza de que eu a queria para o resto da minha vida", conta Glauco. Os homens esperam que as mulheres saibam lidar com as insatisfações com o parceiro ou o relacionamento - o que permite enfrentar decepções sem desmoronar. E não se trata só das grandes crises. Entram aqui as pequenas manias, chatices e até a TPM, um teste de paciência para eles. "A Cinthya me deixava maluco. Nessa fase, implicava demais comigo. Agora, eu me armo com uma caixa de chocolates e uma bolsa de água quente para a cólica. E espero ansiosamente pela menopausa", diz, rindo, Paulo Henrique, 43 anos, advogado, casado há dez anos. Ele garante que, com bom humor e docinhos, o saldo mensal de brigas despenca.
6. Mimar
Eles também gostam de ser mimados. É verdade que muitos já consideraram supérfluos esses agradinhos, mas mudaram de ideia quando foram tocados pela varinha mágica da delicadeza. "Sempre achei uma besteira essa coisa de dar flores até o dia em que a Fabiana me enviou uma rosa importada. Aquilo me deixou feliz. Quebrou o feijão com arroz da relação", confessa Glauco. Mimar é uma ação sutil. Gestos mínimos podem surtir efeito. Um mimo alegra quem recebe e também quem dá. Pelo menos é o que revela a atitude de Carlos: "Quando minha mulher chega do trabalho muito cansada, eu tiro seus sapatos, faço massagem e carinho. Não planejo ganhar nada em troca, apenas acho bom mostrar que posso cuidar dela". Não é à toa que ele e Marlene estão juntos há 25 anos.
7. Admirar
Poder olhar para o outro e pensar: "Esse é o cara" ou "Essa é a mulher" dispara o termômetro da felicidade conjugal. E os homens garantem que não é só a aparência que conta. "Se ela cortou ou clareou o cabelo, nem percebo. Ou melhor, percebo, mas não ligo tanto para a embalagem. Gosto do conteúdo: o jeito articulado dela, a maneira como resolve as coisas e um mistério que, muitas vezes, ela deixa no ar - ele me instiga a conquistar um lado dela que ainda parece não dominado", diz Daniel, engenheiro, 38 anos, casado há 12 com Vanessa. Rodrigo completa: "O admirar não é puramente contemplativo e estético. Eu quero ser reconhecido como o melhor educador do filho dela, o marido mais legal e um amante especial". No jogo da admiração, cada um entra em campo disposto a encantar seu par - e ambos vencem.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Por onde começar

Vocês resolveram casar, parabéns! Provavelmente você já teve que organizar alguma festa de aniversário, festa de Natal, festa de amigos, mas casamento nunca. E festa de casamento é uma festa cheia de detalhes e protocolos, é a festa da sua vida e nada pode dar errado. Nada vai dar errado. A grande dúvida das noivas é sempre por onde começar. Comece com as cinco dicas abaixo que você conseguirá tirar de letra todo o resto!
O melhor elogio que você pode receber quando sua festa acabar e “o casamento foi a cara dos noivos”. Não se inspire tanto nos casamentos das suas amigas ou primas para que sua festa não fiquei igual a delas. Pense em você e seu noivo, o que é a cara de vocês? Um casamento não precisa ser uma festa temática, será sempre um casamento, mas pode ser realizado de vários estilos: clássico e tradicional com igreja e buffet, na fazenda, na praia, no campo, mini casamento num restaurante, festa luxuosa e glamurosa, festa simples e elegante, de dia, de tarde, de noite, balada, brunch, luau, no jardim, em casa, pequena é íntima, festa de arromba, bolo e champanhe, destination wedding com 3 dias de duração, num hotel, informal, formal. Defina qual o estilo de festa é a sua cara. Com essa informação que você irá buscar o local e fornecedores certos.
O assunto é sério e não pode ser evitado. Muito importante sentar e conversar francamente sobre o quanto se tem disponível para investir na festa de casamento e quem vai pagar a conta. Se as famílias vão arcar com os custos, não fuja de ter mais uma conversa séria. Marque um encontro e conversem abertamente sobre a vontade dos noivos, o quanto os pais podem pagar e o que os pais esperam do casamento – sim, normalmente quem paga pode dar opinião também!  Agora é hora de abrir uma conta investimento para guardar dinheiro para a festa, se for o caso. Não é uma boa ideia começar a vida de casada endividados. Fazer uma festa do tamanho que seu bolso pode pagar é sempre a opção mais elegante. Sabendo a verba que você tem disponível para realizar seu sonho você poderá ir atrás dos profissionais que cabem dentro deste orçamento. Leia mais sobre o assunto no Especial Finanças, aqui.
Pode parecer cedo para definir sua lista de convidados, mas ela é fundamental para que você possa planejar cada passo de seu casamento.  Apenas sabendo o número de convidados que vocês terão que será possível escolher o local da festa de acordo com o número de pessoas e orçar todos os serviços, principalmente comida, bebida, decoração, lembrancinhas, convite, bolo e doces e outros. Sente com o noivo e as famílias e decidam se será uma festa para 50, 100, 200, 300, 400 pessoas ou quantas? Essa é uma das decisões mais difíceis e sabemos que sua lista pode mudar ao longo do ano: novos amigos serão adicionados, colegas de trabalho que saem do emprego serão cortados e por aí vai. Não se preocupe, você pode ajustar sua lista até o momento de enviar os convites para a caligrafia, mas neste primeiro momento faça uma lista provisória para saber quantas pessoas a festa deve comportar.
Algumas igrejas são concorridas, há noivas fazendo reservas com até 2 anos de antecedência. Se você tem o sonho de se casar em alguma igreja/ sinagoga/ templo específicos, essa é a primeira coisa a ser reservada, para garantir a data que você queira. Verifique se sua igreja possuí restrição de fornecedores que podem trabalhar no local. Se sim, você precisará contratar somente fornecedores autorizados pela igreja, cuidado com isso. Marcada a igreja, com o estilo da festa definido, verba que se pode gastar e número de convidados, o próximo passo é escolher o local da festa.  Vale visitar diversas opções, inclusive num dia de festa para que você possa ver o local decorado. Pergunte também se o local impõe fornecedores obrigatórios.
Acredite, a vida de vocês hoje em dia está mais fácil. Há poucos anos atrás, não havia tanta informação sobre casamento e muito menos tantos profissionais disponíveis no mercado.  Hoje em dia, com a Internet, os blogs e sites de casamento, a informação está disponível para todas de forma prática, rápida e sem custo. Abra pastas em seu computador e vá salvando todas as imagens que você gosta como referência e anote todos os fornecedores. Gostou de um vestido que viu em algum blog? Salve a imagem porque provavelmente daqui a algum tempo você não se lembrará mais da onde era. E quando chegar a hora de procurar vestidos de noiva, por exemplo, você já estará mais certa do estilo que procura.
Fonte: vestidodenoiva.com 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Checklist até o grande dia

Defina a data do casamento.
Defina um budget possível a ser investido no casamento.  Essa é a hora de conversar o quanto você pode gastar e se as famílias irão contribuir com o budget ou não, e quanto exatamente.
Pense no estilo de festa. São muitas as opções: almoço na fazenda, balada, clássico, brunch num domingo, luau na praia, coquetel, etc. Escolha o estilo que mais combina com você e o seu bolso.
Reserve a igreja (algumas tem a agenda lotada com até 2 anos de antecedência)
Organize sua rotina de noiva. Compre um fichário ou abra uma pasta no computador para juntar todas as referências que você gostar de casamento. Monte uma planilha para controlar os pagamentos do casamento. Monte uma planilha para relacionar o nome de todos os convidados.
Planeje sua festa de noivado. Se você terá uma, defina a data, local e cardápio. Todos os convidados da festa de noivado precisarão posteriormente ser convidados para a festa de casamento.
Comece a sua lista de convidados. Mesmo que ela mude um pouco ao longo do ano, alguns amigos novos serão incluídos e outros precisarão ser excluídos, mas mesmo assim é importante você ter uma ideia se será uma festa para 50, 100, 200, 300, 400 ou quantas pessoas. Todos os fornecedores a serem contratados nos próximos meses precisarão desta informação. Também com essa informação que você procura o lugar ideal que comporte seu número de convidados na festa.
Converse com seu noivo e famílias sobre as responsabilidades de cada um. Vocês irão dividir tarefas? É sempre bom definir bem quais serão as responsabilidades de cada um sobre pesquisar a casa nova para morar, a lua de mel, os fornecedores da festa de casamento.
Contrate uma assessoria de casamento. Se o seu budget permitir, o quanto antes você contratar um profissional na organização de eventos, melhor. Essa pessoa pode te ajudar na pesquisa pelos fornecedores, organizar seu budget, dar dicas e até economias nas contratações certas.
Pesquise referências. Você ainda tem um ano pela frente, não precisa decidir todo o seu casamento com tanta antecedência porque ao longo dos meses você pode mudar de ideia em relação a fornecedores, decoração, cores, vestido. Visite os sites, blogs e revistas sobre casamento e guarde todas as imagens que você amar. Fica mais fácil idealizar seu casamento e mostrar para os fornecedores o que você quer com referências em mãos.
Cuide mais da sua saúde e estética. Se preocupar com a alimentação e o peso precisa ser o ano inteiro, e não num regime maluco de emergência na última semana. Vai fazer clareamento nos dentes? Acabar com a marquinha da alça do biquíni para não ficar feio na foto? Coloque em ação o ano inteiro uma rotina saudável.
Reserve o local da festa. Com o estilo da festa, budget determinado e número de convidados, essa deve ser a primeira coisa a ser contratada, para garantir sua data.
Contrate seu fotógrafo e videomaker. Lembre-se que de tudo da sua festa, o que sobrará serão as imagens fotografadas e filmadas, e por isso esse é um dos itens mais importantes. Os melhores fotógrafos tem a agenda lotada muitas vezes com mais de um ano de antecedência.
Essa é a hora de pesquisar fornecedores de buffet, bebidas, música, decoração. Pesquise, peça orçamentos, marque reuniões, deguste, compare, veja decorações ao vivo. O indicado é sempre ao menos fazer 3 orçamentos de cada item, para que você possa melhor avaliar o preço e os benefícios e diferenciais de cada um. Peça referências antes de contratar, examine os contratos com calma, tudo o que tiver sido prometido/ combinado durante essas reuniões precisa estar no contrato. Nada de ter pressa de fechar com o primeiro que conhecer.
Pesquise seu vestido de noiva perfeito. Visite várias lojas e estilistas para definir com calma o melhor vestido para você. Essa é a hora de pensar se o vestido será feito sob medida, comprado pronto ou alugado.
Comece a pensar em quem serão os padrinhos de seu casamento, mas não tenha pressa de convida-los ainda. Você pode se arrepender depois e não dá para desconvidar mais tarde.
Regime de bens e documentação: ainda há bastante tempo antes de entrar com o processo do casamento civil, mas para não deixar os detalhes para em cima da hora, converse com seu noivo sobre o regime de bens que vocês irão adotar (comunhão parcial ou universal de bens, separação total de bens) e verifique toda a documentação necessária.
Pesquise destinos para sua lua de mel. Procure uma agência especializada ou seu agente de confiança, converse com os amigos que costumam viajar bastante, considere em qual estação do ano será no destino dos sonhos para definir se é a melhor opção de viagem ou não.
Comece a preencher uma planilha com todas as informações de seus convidados: nome completo, nome do marido/ esposa completo, endereço completo, telefone e e-mail. Essas informações serão necessárias para enviar o save the date no próximo mês (caso haja um), caligrafar corretamente cada convite, enviar o convite para os convidados que moram fora, para a confirmação de presença pelo serviço de RSVP e para posterior envio de cartão de agradecimento.
Se a cerimônia religiosa for fora da igreja, comece a procurar pelo celebrante que possa realizar sua cerimônia no local definido.
Feche os contratos com os fornecedores de decoração, buffet, bebidas, banda, DJ, coral.
Verifique se você precisa providenciar algo para a infraestrutura da festa:  gerador, banheiros extras, cobertura para o caso de festas ao ar livre, aquecedores, toldos.
Decida o seu vestido de noiva. Se for um vestido feito sob medida com uma estilista ou costureira, provavelmente só começará a ser feito de 3 a 4 meses antes do casamento. Mas se for um vestido que vá ser importado (seja porque você comprou via internet ou seja porque a loja trabalha com vestidos importados), então quanto mais tempo de antecedência, melhor.
Defina o cardápio e as bebidas da festa.
Convide os padrinhos para seu casamento. Após o convite aceito, converse com eles se haverá algum traje específico para os homens e se você pretende sugerir (sugerir é diferente de impor) alguma cor para as madrinhas ou deixa-las à vontade para escolher.
As mães dos noivos são sempre as primeiras a escolherem as cores de suas roupas, para que nenhuma madrinha repita a mesma cor. Como suas madrinhas já estarão pensando nisso, tenha certeza que sua mãe e a mãe do noivo já definiram suas roupas.
Convide as daminhas e pajens e converse com os pais das crianças sobre quem poderá arcar com as despesas das roupinhas.
Envie o save the date, caso tenha um.
Escolha o convite do seu casamento bem como toda a papelaria que você irá fazer junto (menu, tags, cartão de agradecimento). Faça a revisão do texto do seu convite. Essa parte não pode atrasar para você não correr o risco de ter que entregar convites em cima da hora.
Decida o destino da sua lua de mel. Especialmente se for uma viagem ao exterior, talvez haja necessidade de providenciar passaportes e vistos. Quanto antes forem compradas as passagens aéreas, melhores opções de preços vocês encontrarão.
Envie seus convites para a caligrafia.
Pesquise fornecedores de docinhos, bolo e bem casados. Faça degustações. Encomende seus favoritos. Lembre-se de escolher as forminhas dos doces de acordo com as cores da decoração, e o mesmo para a embalagem dos bem casados. Sua decoradora pode te orientar nessa escolha. Verifique de quem serão os pratos da mesa de doces, se da decoradora ou da doceira.
Faça sua lista de presentes em ao menos 2 lojas, com opções para todos os bolsos.
Se o casamento for na igreja e houver outras noivas no mesmo dia, reuna-se com elas para decidir a decoração da igreja.
Converse sobre a iluminação da festa com sua decoradora e fotógrafo. É importante todos estarem alinhados neste quesito para você não ter surpresas com fotos escuras por causa da decoração à luz de velas ou fotos amareladas por causa da decoração com luz âmbar.
Negocie com um hotel próximo ao local da festa uma tarifa especial para seus convidados de fora, caso vá ter muitos em seu casamento.
Se você tem um site sobre o casamento, abasteça-o com todas as informações que os convidados poderão precisar: local da lista de presentes, mapa da igreja ao local da festa, hotéis para os convidados de fora.
Escolha as músicas. São muitas músicas a serem definidas, então pesquise e pense nas suas favoritas. Músicas para todos os momentos da cerimônia religiosa, para a entrada na festa, primeira dança, jogar o buquê. E também quais são as músicas que não podem deixar de tocar durante a festa.
Envie os convites para os convidados que moram fora do país.
Reserve o dia da noiva.
Pesquise as opções e pacotes de noite de núpcias.
Contrate uma assessora/ cerimonialista só para o dia, caso você não tenha contratado uma para a organização completa.
Noivo: hora de encomendar sua camisa e terno sob medida ou definir qual roupa será alugada.
Defina suas lembrancinhas, caso vá oferecer alguma. Lembre-se sempre que fazem mais sucesso lembrancinhas comestíveis ou úteis.
Compre o sapato de noiva. Será importante estar com ele durante as provas do vestido.
Comece a definir como você imagina seu penteado, véu e grinalda. Defina se você irá mandar fazer e comprar uma grinalda ou alugar. O mesmo para os brincos.
Defina com o noivo suas alianças, caso não sejam as mesmas do noivado. Você precisará de tempo para possíveis ajustes e a gravação dos nomes nela.
Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, comece a escrever numa planilha o cronograma do dia, a ordem de entrada dos padrinhos, a ordem das músicas e uma ficha completa com a relação de todos os fornecedores. Envie essas informações para todos os seus fornecedores, para que eles possam estar alinhados em saber quem trabalhará na festa e o cronograma.
Dê entrada com a documentação no cartório para o casamento civil.
Envie os convites para os convidados que moram fora da cidade onde será o casamento.
Defina junto com sua estilista o melhor tipo de véu e grinalda.
Marque a degustação do cardápio a ser servido na festa. Faça substituições ou complementos se necessário.
Reserve o carro e motorista que irá te levar para o casamento.
Converse com suas madrinhas se você deseja ter uma festa de chá de cozinha ou chá bar. Em geral, as madrinhas quem são responsáveis por organizar e oferecer a festa. Mas você precisará fazer a lista de convidados e entregar nome e contato de todos para suas madrinhas e a lista de presentes, caso haja.
Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, mantenha contato com todos os seus fornecedores para verificar se há dúvidas sobre o cronograma e pontos específicos solicitados por você.
Faça o teste de cabelo e maquiagem. De preferência no mesmo dia de uma prova do vestido, para você visualizar seu look completo.
Escreva seus votos, caso tenha combinado com o noivo votos personalizados de cada um.
Divirta-se na sua festa de chá de cozinha ou chá bar. Em geral, as madrinhas quem são responsáveis por organizar e oferecer essa festa para você.
Faça uma reunião com o DJ ou banda para definir claramente as músicas da sua festa e especialmente o que não tocar de jeito nenhum.
Faça uma reunião com o fotógrafo/ videomaker para deixar claro todas as fotos que são importantes para você, os informe caso vá acontecer alguma surpresa programada na festa ou algo diferente, enumere cada detalhe que você faça questão de ter uma foto.
Faça uma reunião com o celebrante do seu casamento para alinhar possíveis homenagens ou passagens bíblicas que você deseje que ele fale.
Defina todas as músicas da cerimônia religiosa e comunique para o coral/ DJ.
Caso as alianças do casamento sejam as mesmas do noivado, lembre-se de leva-las para polir e gravar a data do casamento.
Se tiver contratado o serviço de RSVP ativo (confirmação de presença), este deve ligar para os convidados para fazer a contagem dos confirmados.
De 15 a 10 dias antes da festa, confirmar o número de convidados confirmados ao buffet.
Converse com a decoradora e florista sobre como você quer seu buquê e as flores para a lapela do noivo e padrinhos. Informe quantos padrinhos serão, incluindo os pais dos noivos. Decida se as daminhas entraram com mini buquês. Decida se você irá jogar no fim da festa seu próprio buquê ou encomendar um segundo buquê falso.
Compre a lingerie da noite de núpcias.
Entregue para sua assessora/ cerimonialista a cópia de todos os contratos com os fornecedores, para que no dia do casamento ela possa verificar se tudo entregue na festa está de acordo com o contratado.
Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, confirme com cada um o horário de chegada na festa, montagem e desmontagem. Ajuste o cronograma de acordo. O cronograma deve estar finalizado e cada fornecedor com uma cópia. Nomeie uma pessoa (da família ou madrinha) para ser a pessoa de contato dos fornecedores caso eles tenham algum imprevisto a ser resolvido. Essa pessoa deve ter uma lista com a relação de todos os fornecedores e seus celulares. Os fornecedores também devem saber quem é a pessoa de contato do buffet/ local da festa.
Confirme todos os serviços contratados.
Faça a prova dos arranjos florais da decoração com a decoradora/ florista.
Faça a última prova do vestido e organize se será retirado por você ou entregue.
Delegue alguém para buscar o buquê no dia do casamento, caso não esteja no acordo da florista/ decoradora entrega-lo para você.
Lembre o noivo que ele deve cortar o cabelo e se possível fazer as unhas.
Verifique se todos os pagamentos de todos os fornecedores estão em dia.
Prepare as malas da viagem de lua de mel, incluindo todos os documentos e câmera fotográfica.
Prepare uma mala menor para a noite de núpcias com sua lingerie, roupa do dia seguinte e itens de higiene. Combine quem irá levar estes pertencer para o local da noite de núpcias no dia do casamento.
Faça depilação, sobrancelhas e unhas da mão e pé dois dias antes do casamento, é mais tranquilo do no próprio dia.
Use o sapato do casamento para amaciá-los um pouco. Experimente se sente mais confortável com uma palmilha.
Combine com sua mãe ou alguém de levar seu vestido de noiva para a lavanderia ou devolver na loja alugada. Combine também dela guardar bem casados congelados para você comer na volta da lua de mel, e um pedaço do bolo a ser congelado para comer no aniversário de 1 ano de casamento.
Verifique se sua nova casa tem o básico para quando vocês voltarem de lua de mel: alimentos não perecíveis, água, papel higiênico, itens de higiene.
Chegou seu grande dia! Tudo o que você poderia ter feito para organizar seu casamento você já fez nos meses anteriores. Hoje não é dia de resolver nenhum problema ou pendência. Caso haja algum imprevisto, delege funções. Família e padrinhos podem te ajudar com isso.
Aproveite seu dia. Durma bem, se alimente bem, fiquei com as pessoas que você gosta, escute a música que você gosta.
Lembre-se de agradecer aos seus pais pela festa, caso eles estejam arcando com os custos. Lembre-se sempre de dizer o quanto ama eles.
Alimente-se durante o dia com comidas leves e sucos. Você não quer desmaiar de fraqueza na igreja, não é mesmo?
Tente não se atrasar durante o dia da noiva. É legal que você tenha tempo de fazer fotos tranquilas vestida de noiva antes de ir para a cerimônia religiosa.
Divirta-se! Ame, abrace, beije, fale com todos, dance, converse. É o dia mais feliz da sua vida!
Organize todos os presentes recebidos. Hora de fazer a troca de presentes, caso necessário.
Envie os cartões de agradecimento para todos os convidados, agradecendo a presença na festa e o presente recebido.
Caso tenha alteração no sobrenome, providenciar novos documentos.
Se possível, envie um feedback para seus fornecedores.
Fonte: vestidodenoiva.com.br