segunda-feira, 30 de abril de 2012

Peônias de tecido

Hoje o DIY é para quem está organizando seu casamento e pensando nas flores da decoração ou mesmo do buquê! Mas especialmente para as apaixonadas por Peônias, como eu, que querem muito terem essa flor no seu casamento sem gastar muito!
Sim, porque além de serem muito difíceis de encontrar aqui no Brasil – só encomendando e em certas épocas – são super carinhas!!!
Então, combinamos assim: quem tiver um pouco de habilidade e quiser ter suas próprias Peônias no seu casamento, pode se jogar com força nesse DIY e depois nos mostre os resultados… Os lindos buquês ou arranjos e centros de mesa que fizerem, ok?
Pra começar, o material que vamos precisar:
Agulha para costura
Tecido 100% algodão em cores pastéis
Tecido em tule seguindo as cores do tecido de algodão
Tesoura
Linha para costura na cor aproximada do tecido
Atenção: as imagens mostram o passo a passo com apenas as pétalas de algodão, mas as flores ganham outra dimensão se feitas com o tule ao mesmo tempo, então considerem essa observação. É mais trabalhoso porém o resultado fica muito mais bonito!

1. Corte os tecidos (algodão e tule) em várias pétalas, muitas pétalas e todas do mesmo tamanho (ok, de tamanho aproximado, rsrsrs). Essa é a parte mais trabalhosa e se você conseguir uma assistente, melhor! Se não, só será mais demoradinho um pouco.
É bom preparar tudo com antecedência e ter aquela dose de paciência típica de quem curte um trabalho artesanal.

2. Escolha uma pétala para ser o centro da sua flor, ela será sua guia para prender as outras pétalas, ok!
Notaram que à esquerda da imagem acima estão unidas as pétalas de algodão e tule? Se fizerem todo o processo assim, vocês irão notar a diferença! Experimentem fazer uma Peônia com tule e outra sem tule!
3. Prepare a agulha com linha dupla, isso dá mais resistência ao ponto. Faça um pequeno vinco na primeira pétala e costure-a no centro, dois ou três pontinhos são suficientes.
Na imagem acima, os pontos foram feitos com uma linha de cor mais escura para que a gente possa visualizar, mas fica mais estético se a linha for da mesma cor, claro! E não há problema se os pontos forem feinhos, pois nem aparecerão!

4. Vá contornando o centro da flor, costurando cada pétala (fazendo sempre essa dobra/vinco para dar um efeito parecido com o natural) ao redor, como na imagem acima, até que termine o círculo.
5. Faça dois ou três conjuntos assim, e prenda-os uns aos outros para dar o volume que deseja.  A dica mais valiosa aqui é fazer todos esses passos com o tecido já duplicado (algodão e tule) como falamos antes.

6. Observe ao costurar as pétalas para que elas fiquem sobrepostas durante a montagem e cuide também para que os pontos fiquem bem firmes, isso garantirá que sua flor não perderá as pétalas na hora de montar o arranjo ou buquê!

7. Para fazer o centro da flor, junte uma pétala de algodão e tule e dobre duas vezes, como na imagem acima. Costure as dobras finais uma à outra, cuidando para que a costura prenda o tule junto.
8. Posicione o miolo no centro da sua flor e para fixá-la você pode tanto costurar quanto usar cola quente!

9. Está pronta a primeira flor.
10. Extra: esse DIY não mostra como fazer o caule das flores, mas não é difícil, o que temos que acrescentar à lista de materiais é um arame grosso o suficiente para dar sustentação, se o que tiver em casa for muito fino, é só dobrar ao meio. Prepare “caules” de 15 cm aproximadamente, faça uma alça pequena na extremidade superior, cubra a extensão com fita ou tecido e fixando-os com cola quente para não se desfazer.
11. Antes de colocar o miolo ajuste o arame no centro da flor e perfure o tecido, deixando a alça para a parte de dentro, dê alguns pontinhos de modo a unir a alça ao centro. Repita em todas as outras flores e monte do jeito que quiser!!!
Não sei se ficou claro, meninas, coloquei mais ou menos o que lembrei de quando minha mãe fazia flores parecidas com essa. Qualquer coisa, questionem nos comentários, tá!?
Depois disso é embalar e fazer tantas quantas vocês precisarem e quiserem! Esse DIY é só o começo e é também uma base para que vocês caprichem nos detalhes depois. Acrescentem pérolas, pedrarias, substituam o tule por renda, o tecido de algodão por cetim… inúmeras possibilidades!
Para vocês terem uma idéia do que estou falando, deixo essas imagens lindas de buquês feitos com flores de tecido. Não são iguais, mas dá para usar como inspiração no acabamento:



Fonte: http://casamenteiras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário