quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Domine o código da moda!

Eles existem com o intuito de nos ajudar, porém, uma vez que desconhecemos seu significado, corremos o risco de ficar fora do contexto da festa. São eles os famosos dress codes.
A pessoa elegante é aquela que, com informações corretas, combina harmoniosamente seu estilo próprio com roupas apropriadas a cada ocasião, sem ser ostensiva.
Por mais elegância que uma grande festa peça, a oportunidade de poder cometer extravagâncias, pode reverter totalmente a situação, pelo simples fato do exagero aliado a desinformação.
Para que isso não ocorra, temos a nosso favor a especificação do traje no próprio convite da festa, ou seja, o dress code, que ao contrário do que muitos pensam, essas categorias de roupas foram criadas para simplificar nossa vida uma vez que sabemos o que tal especificação quer dizer, garantindo assim, a harmonia dos convidados com a festa.
A seguir veja algumas denominações e significados para que você arrase nas festas seguindo algumas regras, adaptando sem errar para o seu próprio estilo e as últimas tendências.
Traje Esporte
É praticamente a roupa do dia-a-dia, o traje mais simples e casual, mas bem cuidado. Normalmente é pedido em festas que acontecem durante dia, como almoços, batizados, festas infantis e churrascos.
Para ela: Um vestido simples, liso ou estampado, malhas de tricô, que podem ser acompanhadas por calça jeans ou capri. Sugere-se sapatos baixos e bolsa esportiva.
Para ele: Em primeiro lugar, traje esporte não quer dizer esportivo, ou seja, troque o tênis por um sapato. Acompanhando um jeans ou uma calca cáqui, pode-se usar camiseta pólo, mas o mais recomendável é uma camisa esporte.
Traje Esporte Fino, Passeio ou Tenue de Ville
Em francês, tenue de ville significa roupa da cidade, ou seja, nada mais é que a roupa que se veste na cidade, porém com um toque de formalidade. Ideal para shows, concertos, teatros, vernissages, conferências.
Para ela: O coringa para festas que exigem traje esporte fino é o tailleur ou o terninho, mas não deixa de ser perfeitamente viável o uso de um vestido bem cortado pelos joelhos ou mesmo o pretinho básico. O traje esporte fino também permite que se saia do trabalho e com alguns truques, como trocar a bolsa grande pela pequena e o salto baixo pelo alto, vá direto para a festa.
Para ele: Seja de dia ou de noite, sugere-se o uso da gravata, mesmo que se tenha optado por uma calça e blazer. Vale também sugerir o uso do costume, de preferência cinza-escuro para o fim da tarde, e se durante o dia, tons claros.
Traje Passeio Completo ou Social
É a categoria de roupas que permite mais glamour e formalidade. Recepções, Coquetéis, Habillès, casamentos elegantes, jantares formais, coquetéis, óperas e grandes comemorações, são exemplos de ocasiões em que o traje social é pedido.
Para ela: Roupas com brilho e bordados sutis estão muito valorizadas desde que a feminilidade e o toque artesanal entraram em cena deixando de ser démodé. Decotes e fendas discretas, fluidez e transparências também trazem ótimos resultados, sempre assessorados com uso comedido de jóias, casacos de pele e pashminas.
Para ele: Basta um costume ou terno de padrão escuro com gravatas que devem ser mais discretas à medida que a formalidade aumenta que a elegância prevalecerá. Ainda na linha social os fraques curtos ou meio-fraques se encaixam, porém hoje têm quase exclusividade total dos noivos, pais ou padrinhos de casamento.
Black Tie, Tenue de Soireé ou Rigor
Segundo o estilista Reinaldo Lourenço, na festa black tie, "você pode escutar mais sua fantasia e sair do básico", pois é uma noite de gala, requinte e sedução, onde cores, brilhos e excessos são permitidos. Traje ideal para se usar em bailes de gala, festas de embaixadas, comemoração de final de ano, entrega de prêmios e troféus, enfim, eventos sofisticados.
Para ela: Apesar de o black tie levar o traje social ao extrem

Nenhum comentário:

Postar um comentário